LIVRE-SE DOS RANCORES DO PASSADO

Marcos Pontes
20 /08/2008

Todos nós somos vítimas de injustiças e maldades ao longo de nossas vidas. Quando um momento desses acontece, podemos escolher entre guardar essa experiência ruim e ficar ruminando o sentimento ruim, ou deixar para lá, bater a poeira, e seguir com as nossas vidas.

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas vive com raiva de alguém ou de alguma coisa. O que essas pessoas não percebem é que, ao guardar rancor por algum evento ruim que aconteceu no passado, e deixar esse sentimento inferior fincar raízes e gerar frutos de ódio e raiva, elas não estão resolvendo nenhum problema ou “revidando” nada contra ninguém. Muito pelo contrário, elas estão apenas prejudicando e ferindo a elas mesmas!

Se você quiser viver bem, ter sucesso e felicidade completa, você precisa aprender a perdoar rapidamente, não por consideração pela pessoa que te fez algum mal, mas pelo seu próprio bem.
Esqueça completamente qualquer rancor e tenha certeza que essa erva de veneno não prosperará no seu coração, tirando sua atenção e desviando recursos essenciais da direção dos seus objetivos de vida.

Em outras palavras: não perca tempo, raciocínio, ou dinheiro com rancores ou outras coisas inúteis para as suas metas.

Lembre-se que uma raiz ruim, crescendo no seu coração, irá ocupar espaço de muitas coisas agradáveis e produtivas. Com isso tomando espaço lá dentro, a cada segundo, ao invés de aproveitar e curtir o melhor da vida, você estará ruminando um assunto desagradável. É como ter um elefante na sua sala de estar. Você pode desejar colocar móveis novos, mudar a posição dos antigos, ou limpar e decorar o cômodo, porém, enquanto você mantiver aquele elefante na sala, você sempre terá que considerar a sua presença em seus planos, colocar os móveis ao redor, e fazer tudo em função disso.

Em termos práticos, você nunca conseguirá sentir o prazer completo, felicidade, liberdade, ou mesmo abandonar de forma permanente algum hábito ou temperamento ruim, enquanto estiver cultivando ressentimento, rancores e ódio.

O rancor guardado é como uma raiz. Você não consegue ver as raízes, enterradas sob a árvore. Apenas vê os frutos ruins. Aí, o que a maioria das pessoas faz? Elas tentam eliminar os frutos ruins, ou tratar apenas os sintomas, mas esquecem de cuidar das causas, das raízes dos seus problemas!
Não adianta tentar se livrar dos efeitos terríveis do seu rancor. Não adianta querer culpar o mundo a sua volta por você estar se sentindo tão mal. O problema real está dentro de você. Livre-se do rancor! Isso mudará a sua vida!

Mas, como livrar-se de algo que já está tão enraizado no coração?

Pense no que foi feito com você e que te magoou tanto. Feche os olhos e imagine como você gostaria de ser tratado naquela situação. Seria muito melhor assim, não seria?

Agora, olhe ao seu lado. Sempre existe alguém precisando de ajuda. Use a sua energia de forma positiva! Descarregue esse potencial negativo armazenado aí dentro e que somente tem sido usado para fazer crescer aquele rancor do passado e tentar se vingar de alguém. Isso é estupidez!

Use toda essa energia para ajudar outras pessoas!

Seja para essas pessoas todo “o bem” que você esperou um dia, e ainda deseja, receber.

Porém, não espere recompensas externas. O seu maior presente você já está recebendo: livrar-se daquele “elefante na sua sala” e ser livre para usar todo o seu potencial para o seu sucesso e ser feliz.

Perdoe, de coração, todas as pessoas que um dia fizeram ou desejaram mal a você.

Livre-se desse fardo pesado de rancor que há tanto tempo você carrega em suas costas e que te faz andar de forma muito mais pesada e lentamente do que você poderia, com todo esse potencial positivo que você tem.

Acredite em Deus. Nada é mais poderoso que isso. Coloque seus rancores nas mãos de Deus. Você não tem que carregar esse fardo. Você tem que ser livre e lutar com felicidade pelos seus sonhos, sem se preocupar com fatos infelizes do passado.

Deixe Deus cuidar das suas batalhas passadas e mantenha-se positivo, pensando e mantendo-se ocupado apenas com coisas boas. Dessa forma, Ele não só resolverá seus problemas e rancores passados, mas também trará tantas coisas boas para a sua vida que você nem saberá como aproveitá-las! Confie! Perdoe! Livre-se dos rancores e viva...finalmente!

 

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).
A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net